Autor Subscrever este autor
Avatar do usuário
Holmes
Fundador
Fundador
 
Artigos: 29
Registrado em: 05 Fev 2012, 20:40
Localização: Brasil
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.09
Ambiente: XFCE
Pesquisar artigos

Exportar artigo
Compartilhar em
Blogger Delicioso Digg Facebook Feed amigo Google Linked In Live Mixx MySpace Netvibes Reddit Stumble Upon Technorati Twitter Wordpress
 

O que fazer depois de instalar o Chakra?

ID do artigo: 19
Adaptado por: Holmes
Adaptado em: 21 Jun 2012, 17:39
Descrição do artigo: Depois que instalamos o Chakra em nosso PC, precisamos fazer uns ajuste e é esse o objetivo deste texto.
Link externo para este artigo:
http://www.chakra-linux.com.br/forum/kb.php?a=19

No tutorial anterior foi discutido o processo de instalação do Chakra Linux e neste vamos discutir algumas coisas que devemos fazer depois dessa instalação. Apesar de o Chakra ser uma distro totalmente funcional desde o início, por ter instalado a maioria dos pacotes necessários para obter o seu bom funcionamento, há sempre pequenas coisas que devemos fazer logo após da instalação. Vejamos algumas dessas coisas:

1- Atualizar

A primeira coisa que devemos fazer é atualizar o Chakra. Para isto abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman –Syu


Vejam a imagem desse processo:

Image

2- Adequar os servidores

Quando instalamos o Chakra, ele vai procurar os servidores mais próximos de onde estamos. Todavia isto às vezes não funciona, então, temos que adequar os servidores para aqueles que estão mais perto de nós. Nesse caso, os mais próximos estão no Brasil e nos EUA. Como adequar, então, os servidores? Para isto recomendo esse artigo que trata exatamente sobre esse tema.

http://www.chakra-linux.com.br/forum/kb.php?a=13

3- Instalar o repositório CCR

Chakra Community Repository (CCR) é um repositório de pacotes alimentado pelos próprios usuários do Chakra e a sua instalação é super recomendo, então, como instalar a base CCR? Para isto recomendo esse artigo que trata exatamente sobre esse tema.

http://www.chakra-linux.com.br/forum/kb.php?a=4

4- Instalar o chakra-essentials

Esse é um pacote que está disponível na base CCR e a sua instalação simplificará muito a nossa tarefa de adicionar alguns codecs de áudio e vídeo, jre6, plugin do flash entre outras coisas. Para isto abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
ccr -S  chakra-essentials


Vejam a imagem desse processo:

Image

Nesse processo vai surgir uma pergunta sobre a edição do PKGBUILD. Vejam a imagem abaixo:

Image

Nessa etapa é recomendado escolher não (n), pois aí não vamos editar nada. Depois disto é só aguardar a instalação do chakra-essentials.

5- Ativar os efeitos de desktop

No Chakra para garantir a compatibilidade com o sistema, muitos usuários optam por manter os efeitos de desktop desabilitados por padrão. Agora se você desejar ativá-los é muito simples fazer isto, vejam:

menu iniciar>configurações do sistema>efeitos do ecrã (em Aparência e Comportamento da Área de Trabalho), aí marcamos em Ativação a opção ‘Ativas os efeitos do ecrã no arranque’. Vejam a imagem abaixo:

Image

Se você clicar em Aplicar, vamos ver uma longa lista de efeitos que aparecerão na área de notificação. Vejam a imagem abaixo:

Image

Após o reboot e se o seu PC for potente vamos verificar como os efeitos funcionam sem nenhum problema.

6- Instalar o Firefox e configurar seu idioma

Com o Chakra já vem instalado por padrão dois navegadores que integram perfeitamente com o KDE, o Rekonq e o Qupzilla. São bons navegadores, mas para aqueles que gostam do Firefox ou Chromium pode desejar instalar um desses navegadores. Aqui vamos instalar o Firefox e para isto vamos abrir o Gerenciador de Bundle (está no menu iniciar). Vejam a imagem abaixo:

Image

Na imagem acima vamos ver o Gerenciador de Bundle e nele vamos ter duas versões do Firefox, a estável e a instável. É recomendado escolher a versão estável e para instalá-la é só clicar no botão (a imagem de um globo com uma seta para baixo) para iniciar o processo de instalação. Aí é só esperar a finalização dessa etapa.

Quando vamos abrir pela primeira vez o Firefox ele vai estar em inglês e para colocá-lo no nosso idioma proceda da seguinte forma:

a) Entre no site abaixo

http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/latest/

b) Nessa página vamos clicar em linux-i686 (32bits) ou linux-x86_64 (64bits), aí vamos procurar e entrar na pasta xpi. Nela temos todos os arquivos de localização disponíveis para nossa versão do Firefox. Para o português do Brasil vamos escolher o arquivo pt-BR.xpi. Vejam a imagem abaixo:

Image

c) É só clicar no arquivo e permitir a sua instalação. Ao reiniciar o Firefox vamos verificar que ainda continua em inglês, isto ocorre porque ainda temos que fazer um pequeno ajuste. Na barra de endereço do seu navegador digite isto about:config e vai aparecer isto

Image

Não se assuste e é só clicar em “I’ll be careful, I promise!” e na tela que aparecerá, a que está na imagem abaixo, procure em “Search” por general.useragent.locale

Image

Como podemos ver na imagem acima, a localização está definida como en-US, que é o inglês dos EUA. Dê um duplo clique na linha general.useragent.locale e aparecerá uma janela para definirmos o novo idioma. Vejam a imagem abaixo:

Image

Aí é só mudar o en-US para pt-BR e clicar em OK. Feche o Firefox, volte a iniciá-lo e pronto já está no idioma português do Brasil! Já com o Chromium não é preciso fazer tudo esse processo, pois ele vai ser instalado no nosso idioma.

Um único inconveniente é que às vezes é bom entrar no Gerenciador de Bundle para verificar se já possui a nova versão do navegador, se tiver uma nova versão é só atualizar!

7 - Instalar programas comuns

Aqui todos terão as suas preferências, mas vou falar de alguns que muitos acabam instalando no Chakra.

- Gimp = É um editor de imagens e ele está disponível pelo Gerenciador de Bundle, aí é só instalá-lo!

- Digikam = Um poderoso gerenciador de fotos e serve tanto para usuários menos experientes como profissionais. Esse está nos repositórios oficiais da distro e para instalá-lo abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -S digikam


- LibreOffice = Com o Chakra vamos ter a suíte ofimática Calligra (herdeiro do KOffice), que é uma suíte totalmente integrada ao KDE. Todavia tem muitos que preferem o LibreOffice e aí temos que instalar essa suíte ofimática. A sua instalação é super simples e o bom é que o LibreOffice já está completamente livre das dependências GTK. Para isto abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -S libreoffice


Importa dizer se você optar por instalar o pacote LibreOffice-sdk (bibliotecas de desenvolvimento para LibreOffice), que não é necessário para os usuários comuns, vai ter um conflito de dependência com jre6 (instalado pelo chakra-essenciais). Diante disto, não é recomendado instalar o LibreOffice-sdk para usuários que querem usar o LibreOffice para o seu trabalho do dia-a-dia.

- Kamoso = Para usar a nossa webcam é preferível instalar o Kamoso, que não trabalha com as dependências GTK como Cheese. Esse está nos repositórios oficiais da distro e para instalá-lo abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -S kamoso


- Skanlite = Um gestor de scanner e está nos repositórios do Chakra e para instalá-lo abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -S skanlite


- Dropbox = Com o Dropbox você armazena arquivos numa espécie de “caixa mágica” que pode ser acessada de qualquer lugar, de qualquer sistema operacional e de praticamente qualquer equipamento que acesse a internet. Se desejamos usá-lo no nosso Chakra é melhor instalar o KFilebox, que está livre das dependências GTK. Para instalá-lo abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -S kfilebox-gtkfree


Todavia, quem desejar instalar o próprio Dropbox ele está no repositório CCR.

Como podemos ver na imagem abaixo, ao executar o KFilebox pela primeira vez, ele vai baixar o daemon de Dropbox para que possa correr no Chakra.

Image

- Vagalume = É um cliente musical que faz uso das características de last.fm e libre.fm e está disponível no repositório CCR. Para instalá-lo abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
ccr -S vagalume


Se ao iniciar o Vagalune aparecer uma mensagem de erro, aí teremos que fazer um pequeno ajuste. Para isto, abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo nano .bashrc


Ao abrir iremos até o final do arquivo e adicionaremos a seguinte linha:

export VAGALUME_GST_SINK=alsasink

Salva e reinicia o Vagalume que funcionará perfeitamente.

- Skype = É um programa que faz ligações de PC para PC em tempo real, como se fosse um MSN por voz, e também faz ligações de PC para telefones normais (aqui precisa de créditos). O Skype está disponível no repositório CCR. Para instalá-lo abra o terminal e execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
ccr -S skype


- JDownloader = É um gestor de download e e está disponível nos repositórios do CCR.

Código: Selecionar todos
ccr -S jdownloader


8- Instalar o repositório AUR
Arch User Repository (AUR) é um repositório de pacotes alimentado pelos próprios usuários do Arck Linux e a sua instalação é simples de ser feita no Chakra, então, como instalar a base AUR? Para isto recomendo esse artigo que trata exatamente sobre esse tema.

http://www.chakra-linux.com.br/forum/kb.php?a=15

Agora é só curtir essa magnífica distribuição!

Referência

O conteúdo deste artigo teve como base o texto do shadow intitulado Tutorial: instalación de Chakra do Blog La Sombra del Helicoptero e os créditos são para shadow. As imagens utilizadas também fazem parte do texto citado.

Mudanças

- Holmes, 21/06/2012, correções pontuais.
- Holmes, 22/06/2012, abrir este artigo a outras contribuições.
- Holmes, 30/06/2012, correção da palavra essentials.
- Holmes, 30/06/2012, correções pontuais.

Conteúdo distribuído sob licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada

Este artigo foi editado por Holmes em 03 Ago 2012, 11:09


cron
^ Voltar ao Topo