Autor Subscrever este autor
Avatar do usuário
Holmes
Fundador
Fundador
 
Artigos: 29
Registrado em: 05 Fev 2012, 20:40
Localização: Brasil
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.09
Ambiente: XFCE
Pesquisar artigos

Exportar artigo
Compartilhar em
Blogger Delicioso Digg Facebook Feed amigo Google Linked In Live Mixx MySpace Netvibes Reddit Stumble Upon Technorati Twitter Wordpress
 

Como desativar o plymouth no Chakra Linux?

ID do artigo: 26
Adaptado por: Holmes
Adaptado em: 14 Jul 2012, 19:11
Descrição do artigo: Este artigo vai abordar como podemos desativar o modo gráfico do boot (plymouth) para deixá-lo no modo tradicional.
Link externo para este artigo:
http://www.chakra-linux.com.br/forum/kb.php?a=26

O que é plymouth? É a imagem do ‘loading’ (carregamento gráfico do boot) que aparece quando o sistema está iniciando, desaparecendo em seguida que, por sua vez, irá surgir a tela do login. O plymouth, geralmente tem animações, movimentos que deixam mais agradável a espera enquanto o sistema está carregando todos os serviços e aplicações necessárias para o seu bom funcionamento. Vejam a imagem abaixo do plymouth em execução no Chakra Linux:

Image

Algumas pessoas gostam de ver o log com as mensagens de carregamento de todos os serviços e aplicações. Ademais, o carregamento gráfico (execução do plymouth) do sistema torna-se um pouco pesado deixando-o um pouco lente nesse processo. Então, como podemos desativar o plymouth no Chakra Linux? É simples, vejam abaixo as etapas necessárias para isto.

1= abrir o arquivo burg, que está em /etc/default/, para isto abra o terminal de execute o comando abaixo:

Código: Selecionar todos
sudo gedit /etc/default/burg


2= depois que abriu o arquivo vamos procurar pela linha que tenha esse conteúdo: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”. Uma vez encontrado vamos apagar quiet splash que, consequentemente, a linha ficará assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=””. Feito essa alteração salve o arquivo e feche-o.

3= depois disto, ainda usando o terminal, execute o seguinte comando para atualizar o burg:

Código: Selecionar todos
 sudo update-burg


Pronto, você não vai ter mais o carregamento gráfico, mas verá o log em execução. Vejam a imagem abaixo:

Image

Agora se não gostou e que usar o carregamento gráfico, abra o arquivo burg e procure pela linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”” e adicione quiet splash entre ””. Ah! não esqueça de rodar o comando

Código: Selecionar todos
 sudo update-burg


Referência

O conteúdo deste artigo teve como parâmetro o texto Cómo desactivar Plymouth en SolusOS e os créditos são para Yoyo Fernández. A última imagem utilizada neste artigo faz parte do texto citado!

Mudanças

- Holmes, 14/07/2012, correções pontuais.

Conteúdo distribuído sob licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada

Este artigo foi editado por Holmes em 14 Jul 2012, 19:14


cron
^ Voltar ao Topo