Autor Subscrever este autor
Avatar do usuário
Romi
Intermediário I
Intermediário I
 
Artigos: 2
Registrado em: 22 Mar 2012, 23:55
Localização: Brasil
Pesquisar artigos

Exportar artigo
Compartilhar em
Blogger Delicioso Digg Facebook Feed amigo Google Linked In Live Mixx MySpace Netvibes Reddit Stumble Upon Technorati Twitter Wordpress
 

Instalação do Chakra

ID do artigo: 9
Adaptado por: Romi
Adaptado em: 08 Jun 2012, 18:14
Descrição do artigo: Mostra como é fácil a instalação do Chakra Linux no seu PC.
Link externo para este artigo:
http://www.chakra-linux.com.br/forum/kb.php?a=9

Antes de darmos início ao processo de instalação convém falar um pouco sobre o Chakra Linux. O Chakra Linux foi criado no interior da Freenode, onde alguns desenvolvedores do KDEmod se reuniam para discussões sobre GNU/Linux. Em um desses encontros resolveram criar um pequeno Live CD baseado no Arch Linux e com o passar do tempo o Chakra Linux tomou uma outra direção tornando uma distribuição super fácil de instalar e usar. É uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida para ser usado em desktops ou portáteis com arquiteturas i686 e x86_64. O foco principal dessa distribuição é o ambiente gráfico KDE/Qt, cuja a meta é "manter seu computador limpo de aplicações GTK". O Chakra Linux é half-rolling, onde as releases se baseam no KDE, ou seja, cada novo KDE 4.x (4.7, 4.8, 4.9, etc) haverá um novo release da distribuição. Ademais oferece um Live CD com um ambiente de trabalho personalizado, que pode ser instalado no HD ou remasterizado rapidamente. Feito está considerações sobre a distro, agora podemos dar início sobre o tema da instalação do Chakra Linux no seu PC.

A nossa recomendação é baixar a ISO e depois verificar seu código MD5, se estiver tudo ‘ok’ grave a ISO em uma velocidade baixa para evitar erros. Depois de gravado temos que configurar a nossa BIOS para poder dar o boot pelo DVD/CD. Feito isto coloquemos o live_ DVD/CD e esperemos o processo de booteo, se ocorrer tudo bem vamos ter a primeira imagem desse processo. Vejam a imagem abaixo:

Image

Aí teremos que escolher o idioma que será rodado live_ DVD/CD. Em seguida, aparecerão as opções de inicialização, incluindo os que permitem iniciar com drivers livres ou proprietários. Aqui simplesmente escolhemos a opção “Iniciar”. Vejam a imagem abaixo:

Image

Uma vez feita a nossa escolha, ele irá carregar a área de trabalho do live_ DVD/CD. Vejam a imagem abaixo:

Image

Pronta já estamos usando o Chakra via live_ DVD/CD. Se desejar é o momento de fazermos uma exploração para verificar se tudo funciona corretamente. Feito isto e para instalar o nosso Chakra execute o instalador, que é o “Install Chakra”. Aí é só aguardar o processo que irá chamar o instalador do Tribe. Vejam a imagem abaixo:

Image

É recomendado ler cuidadosamente todas as etapas do processo de instalação e depois da leitura clique em "Avançar". Aí vai aparecer uma tela que nós traz informações da versão que será instalada no seu PC. Vejam a imagem abaixo:

Image


Leu ou não, clique em "Avançar". Na próxima tela vamos ter que selecionar a nossa localização e fuso horário. Você pode fazer isto usando o globo ou diretamente o menu abaixo. Também vamos ter que escolher o idioma do sistema e a codificação. Vejam a imagem abaixo:

Image

Realizado as escolhas clique em "Avançar". Nessa tela vamos cria o usuário e escolher a senha para ter acesso ao sistema. Agora se desejamos adicionar mais usuários é só clicar em ‘+’, aí podemos colocar mais usuários. Também podemos dar o nome para nosso PC. Vejam a imagem abaixo:

Image

Feito tudo isto, cliquemos em "Avançar" e o instalador vai analisar, que será rápido, o disco duro do PC para identificar o que tem nele. Vejam a imagem abaixo:

Image

Após a análise, o instalador Tribe vai mostrar o que tem dentro do disco duro. Vejam a imagem abaixo:

Image

Chegamos a uma parte muito importante e delicada do processo de instalação. A escolha das partições para nosso Chakra. Todo esse processo devemos fazer com calma para não fazermos algo errado, então, muita atenção! Importa dizer que a interface é muito intuitiva e não vamos ter problema maior para selecionar o que queremos. Na opção "Avançado" (vejam na imagem acima) vamos iniciar o gerenciador de partição do KDE e é aqui o lugar onde seremos capazes de criar, excluir, redimensionar tudo o que está dentro do nosso disco duro. Cuidado! É preciso selecionar pelo menos uma partição raíz (/) e uma outra para troca de memória (swap). Aqui também podemos criar uma partição para os nossos dados - artigos, músicas, imagens, fotos, entre outras coisas pessoais - (/home). Todavia, vamos dar atenção somente a raíz e a troca de memória. Nesse caso somente vão formatar a raíz e para isto basta clicar em "Formatar" (vejam na imagem acima) e escolher o tipo de sistema de arquivos que desejamos (pode escolher o ext4). Feito tudo isto calmamente, cliquemos em "Avançar". A tela que vai aparecer (vejam a imagem abaixo) é somente para revisarmos o que foi selecionando anteriormente. Se estiver tudo ‘ok’ cliquemos em "Avançar".

Image

A partir desse momento iniciará o processo de instalação do Chakra. O que vamos ver durante esse processo são alguns slides de instalação. Vejam a imagem abaixo:

Image

Após uns minutos vamos ter o final da instalação. Aí vai aparecer uma outra tela. Vejam a imagem abaixo:

Image

O primeiro botão da imagem acima “Download Popular Bundles" serve para instalar os pacotes mais importantes com dependências GTK, que são os bundles. Vejam na imagem abaixo o que tem dentro desse botão:

Image


Esses pacotes não são instalados no sistema, mas são armazenados e no momento em que vamos usar são montados como se fosse uma unidade virtual. Noutras palavras, os bundles são para manter o sistema limpo de aplicações GTK. Não é necessários instalar nada, pois depois podemos fazer isto!

No segundo botão da imagem acima “Customize Initial Ramdisk” considero que não precisamos mexer em nada. Vejam na imagem abaixo o que tem dentro desse botão:

Image


Agora se o Chakra estivesse sendo instalando em um disco externo, aí teríamos que escolher alguma coisa na imagem acima.

No terceiro botão da acima “Bootloader Settings ” também considero que não precisamos mexer em nada, pois isto diz respeito à instalação do gestor de arranque. Vejam na imagem abaixo o que tem dentro desse botão:

Image

Modificado ou não, cliquemos em “Avançar”, aí vamos chegar à tela final do processo de instalação. Vejam a imagem abaixo:

Image

Pronto! Você já tem o Chakra instalado no seu PC. Reinicia e vamos ver isto

Image

Aí é só sair desfrutando dessa ótima distro!

Referência

O conteúdo deste artigo teve como base o texto do shadow intitulado Tutorial: instalación de Chakra do Blog La Sombra del Helicoptero e os créditos são para shadow. As imagens utilizadas também fazem parte do texto citado. Também contou com uma forte colaboração do Holmes.

Mudanças

- Holmes, 18/06/2012, correções pontuais.
- Holmes, 21/06/2012, correções pontuais.
- Holmes, 21/06/2012, remoção do BBCode justify para teste.
- Holmes, 21/06/2012, correções pontuais.

Conteúdo distribuído sob licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada

Este artigo foi editado por Holmes em 11 Jul 2012, 17:55


cron
^ Voltar ao Topo