Como faço para instalar o Grub do Chakra na própria partição

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Chakra Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Mensagempor Creto » 16 Mar 2012, 17:21  •  MS 11

Agora peço desculpa pelo Up, mas com informações que descaracterizam o Up, mas mesmo assim se faz necessária as desculpas. (tento sempre em qualquer circunstâcia seguir as regras)

Bem, vamos lá,

Como disse acima, estava tanto com o Chakra como no Epidemic não há mais a opção de escolha de instalar o Grub na própria partição e depois na distro que tem o mesmo na MBR update-grub.
Ai, foi que tive as explicações do James Benedito (Epidemiclinux) sobre o porque foi retirada essa opção mais detalhes acompanhem =>o tópico

E como podem ver lá o próprio me dá a dica do que fazer e dá certo, portanto agora o que me falta é que os caros companheiros do Chakra com a vasta experiência que tem auxiliar o leigo iniciante Creto a saber qual arquivo deste:

menuentry 'Epidemic GNU/Linux GNU/Linux' --class epidemic --class gnu-linux --class gnu --class os {
insmod part_msdos
insmod ext2
set gfxmode=1024x768,800x600
set gfxpayload=keep
linux /boot/vmlinuz-3.1.5-epidemic-amd64 root=/dev/sda5 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-3.1.5-epidemic-amd64
}

Seja a entrada do Chakra para que eu possa fazer o mesmo e enfim ter o Chakra no HD acabando com a lentidão do VBox.

Desde já agradeço a todos a atenção a mim dispensada!
PS: Lá no epidemic uso meu nome próprio
T+
Manjaro Brasil
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)
Creto
Intermediário I

Artigos: 2
Localização: São Caetano de Odivelas/Soure - Ilha do Marajó - Pará
Agradeceu: 6 vez(es)
Distro utilizada: Windows
Versão: 7
Ambiente: Windows

Mensagempor Holmes » 17 Mar 2012, 11:00  •  MS 12

"Gente tive um probleminha aqui fuçando e tive que refazer todas as quatro distros que tenho aqui no HD, pergunta é na última parte da instalação no instalador do Chakra a uma opção marcada para instalar o Grub e não vi uma opção que me leve a escolha da partição em que está o Chakra e no meu caso a distro que tem o Grub na MBR é o BigLinux como fazer para instalar o Grub do Chakra na /dev/sda6."

/dev/sda6 é a partição do Chakra?

"...pergunta é na última parte da instalação no instalador do Chakra a uma opção marcada para instalar o Grub e não vi uma opção que me leve a escolha da partição em que está o Chakra..." bom pesquisando sobre a sua dúvida no fórum oficial, vi que o grub vai ser instalado na partição onde está o Chakra e na pasta /boot.

vlw fwi, Holmes :)
Membro associado, Associação Software Livre

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base.

Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V Imagem.
Holmes
Fundador

Artigos: 29
Agradeceu: 16 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.09
Ambiente: XFCE

Mensagempor Creto » 17 Mar 2012, 17:31  •  MS 13

Olá Holmes,

Não entendi muito bem, ficou meio embaralhado para mim, mas sua resposta é essa?

bom pesquisando sobre a sua dúvida no fórum oficial, vi que o grub vai ser instalado na partição onde está o Chakra e na pasta /boot.

Se sim, ainda fico com duvidas pois pelo que me parece no instalador o Grub vai para MBR como dito =>aqui isso aconteceu instalando o Chakra e ele que ficou com o Grub na MBR. Irei mesmo não entendendo muito o inglẽs procurar alguma coisa relacionada a isso no site oficial.

Agradeço a disposição em ajudar.

T+
Manjaro Brasil
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)
Creto
Intermediário I

Mensagempor amendo » 18 Mar 2012, 00:34  •  MS 14

Creto escreveu:Agora peço desculpa pelo Up, mas com informações que descaracterizam o Up, mas mesmo assim se faz necessária as desculpas. (tento sempre em qualquer circunstâcia seguir as regras)

Bem, vamos lá,

Como disse acima, estava tanto com o Chakra como no Epidemic não há mais a opção de escolha de instalar o Grub na própria partição e depois na distro que tem o mesmo na MBR update-grub.
Ai, foi que tive as explicações do James Benedito (Epidemiclinux) sobre o porque foi retirada essa opção mais detalhes acompanhem =>o tópico

E como podem ver lá o próprio me dá a dica do que fazer e dá certo, portanto agora o que me falta é que os caros companheiros do Chakra com a vasta experiência que tem auxiliar o leigo iniciante Creto a saber qual arquivo deste:

menuentry 'Epidemic GNU/Linux GNU/Linux' --class epidemic --class gnu-linux --class gnu --class os {
insmod part_msdos
insmod ext2
set gfxpayload=keep
}

Seja a entrada do Chakra para que eu possa fazer o mesmo e enfim ter o Chakra no HD acabando com a lentidão do VBox.

Desde já agradeço a todos a atenção a mim dispensada!
PS: Lá no epidemic uso meu nome próprio
T+

essa entrada parece ser do grub1 e o big e o Chakra usam grub dois e na maioria das vezes o grub2 detecta as minhas distros com ou sem grub automaticamente, exceto mandriva e afins, mas como eu tinha te mostrado corrige-se fácil.
“Uma comunidade é como um navio: todos deveriam estar preparados para pegar o leme.” Henrik Ibsen (1828 –1906)
Blog Linux & Tal!

Imagem
amendo
Intermediário

Agradeceu: 0 vez

Mensagempor Holmes » 18 Mar 2012, 11:01  •  MS 15

encontrei isto, veja se te ajuda

http://www.vicente-navarro.com/blog/200 ... alar-grub/

Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V Imagem.
Holmes
Fundador

Mensagempor Creto » 20 Mar 2012, 09:07  •  MS 16

amendo escreveu:
essa entrada parece ser do grub1 e o big e o Chakra usam grub dois e na maioria das vezes o grub2 detecta as minhas distros com ou sem grub automaticamente, exceto mandriva e afins, mas como eu tinha te mostrado corrige-se fácil.

Não caro amendo, essa é uma entrada também do grub 2 do epidemic editada no arquivo /etc/grub.d/40_custom do BigLinux e se eu soubesse onde achar essa mesma entrada no Chakra poderia fazer o mesmo que fiz com o Epidemic.
Explicando melhor o Epidemic também não tem a opção para escolher em qual partição será instalado o grub como o Chakra e se eu soubesse como descobrir essa mesma entrada do Chakra, pronto seria o mamão com açúcar que eu preciso.

Holmes darei uma olhada no link.

Obrigado a todos!

T+
Manjaro Brasil
(Autor desconhecido)
Creto
Intermediário I

Mensagempor Holmes » 02 Abr 2012, 20:01  •  MS 17

Holmes
Fundador

Mensagempor Creto » 02 Abr 2012, 21:05  •  MS 18

Fui lá Holmes, sei como é para fazer o que preciso é saber onde e como encontro a entrada do chakra archimesdes parece aquela que mostrei do epidemic

insmod part_msdos
insmod ext2
set gfxpayload=keep
}

Tenho que descobri essa entrada ai editar o arquivo sei não sei onde achar essa entrada

T+
Manjaro Brasil
(Autor desconhecido)
Creto
Intermediário I

Mensagempor Romi » 05 Ago 2012, 22:00  •  MS 19

Creto escreveu:Não caro amendo, essa é uma entrada também do grub 2 do epidemic editada no arquivo /etc/grub.d/40_custom do BigLinux e se eu soubesse onde achar essa mesma entrada no Chakra poderia fazer o mesmo que fiz com o Epidemic. Explicando melhor o Epidemic também não tem a opção para escolher em qual partição será instalado o grub como o Chakra e se eu soubesse como descobrir essa mesma entrada do Chakra, pronto seria o mamão com açúcar que eu preciso. Holmes darei uma olhada no link.

Obrigado a todos!

T+

Creto escreveu:essa é uma entrada também do grub 2 do epidemic editada no arquivo /etc/grub.d/40_custom do BigLinux e se eu soubesse onde achar essa mesma entrada no Chakra poderia fazer o mesmo que fiz com o Epidemic.

Creto, no Chakra Linux o arquivo 40_custom está aqui:

/etc/burg.d/40_custom

Veja se você consegue fazer o mesmo que fez com o Epidemic!
Romi
Editado pela última vez por Romi em 05 Ago 2012, 22:06, em um total de 3 vezes.
Razão: Correções pontuais.
Imagem
Romi
Intermediário I

Agradeceu: 28 vez(es)

Mensagempor Holmes » 05 Ago 2012, 23:37  •  MS 20

obrigado Romi por esta informação e agora vamos aguardar o retorno do nosso companheiro Creto!

Holmes
Fundador

AnteriorPróximo