Problemas ao atualizar o Chakra Benz

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Chakra Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Problemas ao atualizar o Chakra Benz

Mensagempor wes300 » 11 Fev 2013, 09:01  •  MS 1

Espero que tenha sido uma falha causada devido ao carnaval, mas quem atualizou ou instalou o Chakra Benz e usa servidores brasileiros não está conseguindo atualizar o sistema totalmente e pior os pacotes estão obsoletos, a solução é simples
vá para /etc/pacman.d/mirrorlist e comente os servidores brasileiros, não esquecendo de adicionar servidores de outros países. Isso resolvera o problema até os nossos servidores estarem totalmente sincronizados.

Mensagem da Moderação

!
O título foi editado para deixá-lo mais claro e também foi movido o tópico para o fórum "Instalação/Atualização em PCs".

Holmes
Editado pela última vez por Holmes em 11 Fev 2013, 09:35, em um total de 1 vez.
Razão: Edição o título e do conteúdo do tópico.
wes300
Simpatizante

Artigos: 1
Agradeceu: 0 vez

Mensagempor Holmes » 11 Fev 2013, 09:38  •  MS 2

acho que ainda os servidores do Brasil não foram sincronizados, mas logo isto deve acontecer!

vlw fwi, Holmes :)
Editado pela última vez por Holmes em 11 Fev 2013, 18:32, em um total de 1 vez.
Razão: Correções pontuais.
Membro associado, Associação Software Livre

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base.

Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V Imagem.
Holmes
Fundador

Artigos: 29
Agradeceu: 16 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.09
Ambiente: XFCE

Mensagempor Freax » 11 Fev 2013, 16:55  •  MS 3

Não vejo a necessidade desse post mas vou mantê-lo por um tempo, poiso mirror-check tem essa finalidade e os membros do fórum tem que se dar ao trabalho de ler os tópicos, pelo menos os de regras e o de iniciantes. em todo caso obrigado por compartilhar sua dificuldade.

Servidores não são afetados por feriados, a sincronização leva algum tempo e por esse motivo foi desenvolvido o mirro-check, que deve sempre ser executado antes de qualquer atualização, caso ainda não esteja sincronizado se pode optar por mudar o servidor ou ter paciência, reforçando Não atualize seu sistema caso não esteja com os mirror s sincronizados.
Chakra Linux - Benz - KDE 4.10.1 - kernel 3.7.6-1-CHAKRA
Canal IRC Freenode Chakra Brasil
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V
Chakra no Facebook | Chakra no Twitter
Freax
Administrador

Artigos: 5
Distro utilizada: Chakra Benz
Versão: 2013.02

Mensagempor Igor Isaias Banlian » 12 Fev 2013, 18:06  •  MS 4

Tive o mesmo problema, e, sinceramente, é ridículo os servidores de quase todo o mundo estarem sincronizados, menos os brasileiros...

Eu, por exemplo, não vou ficar esperando "séculos" para os servidores brasileiros "resolverem" sincronizar direitinho e sem erros, o que fiz foi mudar pros servidores dos EUA, ao menos provisoriamente, e aí sim poder atualizar todo o meu Chakra!

Fiz este post só para manifestar minha frustração com os mirrors brasileiros, que a dias já deveriam estar sincronizados, mas não estão, obrigando os brasileiros a ficarem desatualizados até sincronizarem, ou a mudarem os mirrors para os de algum outro país próximo!

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Visite meu site: http://www.trueexpert.tk/
Igor Isaias Banlian
Administrador

Versão: 0.9.0
Ambiente: KDE

Mensagempor Holmes » 12 Fev 2013, 20:47  •  MS 5

é muito estranho isto com os servidores brasileiros.

vlw fwi, Holmes :)
Membro associado, Associação Software Livre

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base.

Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V Imagem.
Holmes
Fundador

Artigos: 29
Agradeceu: 16 vez(es)
Versão: 15.09
Ambiente: XFCE

Mensagempor William LC » 15 Fev 2013, 15:31  •  MS 6

Eu notei o mesmo problema aqui, fiz o tutorial encontrado aqui na comunidade de como passar a usar os serves brasileiros, mas antes disto eu havia atualizado o sistema, então ao buscar atualizações pelos servidores brasileiros, recebi a notificação de que os pacotes locais eram mais recentes do que os pacotes presentes no servidor. Achei muito estranho e fui pesquisar mais.
Bom o fato que notei que dentre os servidores americanos apenas o servidor do link "http://mirror.rit.edu/kdemod/$repo/x86_64" e que era o mais atualizado, enquanto a outra o segundo servidor americano "http://mirror.dacentec.com/chakra/$repo/x86_64" continha os mesmos pacotes obsoletos do server brasileiro, sendo que apenas alguns pacotes eram mais atuais.

Não sei como é feita a sincronização dos servidores, mas há possibilidades do server brasileiro se sincronizar apenas com a "segundo servidor" americano ? Deste modo quando o mirror dacentec se regularizar o nosso link também fique regular ?
Editado pela última vez por Freax em 15 Fev 2013, 16:25, em um total de 1 vez.
Razão: Correções pontuais
William LC
Curioso

Agradeceu: 1 vez
Distro utilizada: Chakra

Mensagempor Freax » 15 Fev 2013, 16:42  •  MS 7

Estou verificando mas não é um problema isolado, demorei a notar pois sempre usei o mirror principal e recomendo que façam o mesmo por enquanto.

Código: Selecionar todos
Server = http://chakra-project.org/repo/$repo/x86_64
Freax
Administrador

Mensagempor William LC » 15 Fev 2013, 18:22  •  MS 8

Boa tarde pessoal.
Bom com o atual problema do server brasileiro e com a recomendação do Freax eu habilitei o repositório oficial da distribuição.

Bom pensando em uma solução mais duradoura para este problema eu pensei na seguinte solução, habilitar os dois repositórios brasileiro c3sl e o da unb o repositório americano rit.edu/kdemod e o repositório oficial da distro.
Sendo a ordem de preferência esta:
http://chakra.fis.unb.br/$repo/x86_64

http://chakra.c3sl.ufpr.br/$repo/x86_64

http://mirror.rit.edu/kdemod/$repo/x86_64

http://chakra-project.org/repo/$repo/x86_64

A minha intenção é a seguinte, quando todos os servidores estiverem devidamente sincronizados, o pacman deve buscar os pacotes no local mais próximo ao meu, ou seja em brasília.
E quando ocorrerem situações em que os serves não estão sincronizados ( como vem acontecendo a alguns dias ) o pacman deve buscar os pacotes no server mais atual, dando preferência pelo mais próximo.
Como exemplo, o servidor de brasília está desatualizado, o pacman deveria buscar os pacotes na c3sl, se este estiver desatualizado, então buscar os pacotes nos EUA, e se este estiver desatualizado, finalmente pegar os pacotes diretamente do repositório Oficial.

Em um outro post eu vi que é possível classificar os repositório, mas eu não acho mais este post, pois estava explorando o fórum para conhecer.

Alguém seria capaz de me dizer se é possível essa solução ?

Eu creio que com a utilização do
mirror-check
e algum outro comando que fique alterando os servidores fontes quando necessário pode ser de grande valia para a distro e quem sabe não pode ser implementado como um padrão.
Editado pela última vez por Holmes em 15 Fev 2013, 18:36, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais.
William LC
Curioso

Mensagempor Freax » 15 Fev 2013, 18:36  •  MS 9

A maneira mais simples ainda é manter o servidor que recomendei como o primeiro do mirrorlist, nem sempre o servidor mais próximo é o mais rápido, o rankmirrors por diversas vezes coloca como primeira opção um servidor estrangeiro por aqui, e manter o servidor indicado em primeiro e garantia de estar sempre sincronizado e evitar muitos outros posts como esse devido a erros de sincronização, ao menos por hora.
Freax
Administrador

Mensagempor William LC » 15 Fev 2013, 18:56  •  MS 10

Compreendo o seu ponto de vista Freax, mas seria muito bom uma solução mais robusta, e mais independente, pois muita certamente nem percebeu que o mirror braseiro está desatualizado e sabe-se lá por mais quanto tempo pode permanecer deste modo. Por isto imaginei uma solução para explorar maior numero de fontes. Onde na falha de um servidor teríamos outros locais para buscar.

Mas realmente sua solução é o melhor que se pode fazer de imediato.
William LC
Curioso