Universidades são obrigadas a usar Linux?

Uma área para descontração na Comunidade, por exemplo, piadas, papo-furado e integração social.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Chakra Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

Universidades são obrigadas a usar Linux?

Mensagempor filipedonato » 04 Dez 2012, 16:07  •  MS 1

Gostaria de saber se nas universidades públicas e federais do Brasil o uso do linux é obrigatório ou não. :?:
Ja estudei um período na UEPB e lá os computadores eram quase todos linux, apenas algumas salas usavam o arcaico XP para os alunos que faziam programação. :|
Desisti dessa e estou na UFCG e chegando lá vi que todos os computadores usam ou windows XP nas salas de programação ou Vista nas aulas de autocad, onde tenho a sensação de que os softawres são piratas ativados com aqueles Crack's. :twisted:
Inclusive o Autocad, pois o professor disponibilizou aos alunos uma versão que possui um ativador, ou seja, software ilegal. :x
:idea: Vc's do fórum tem alguma informação a respeito disso? Será que dá multa? Será que o linux vai ficar de fora da jogada?
filipedonato
Simpatizante

Agradeceu: 0 vez

Mensagempor Holmes » 04 Dez 2012, 16:32  •  MS 2

olha pelo que sei a adoção do uso do Linux é uma coisa de cada universidade pública (aqui as federais), pois elas possuem autonomia para implementar qualquer coisa, por exemplo, o uso do Linux. lembro que onde estudei a universidade baixou uma normativa que iria substituir o Office da Microsoft pelo OpenOffice. alguns departamentos usam o Windows e outros o Linux. então, vai depender muito da filosofia da universidade ou até mesmo do departamento.

vlw fwi, Holmes :)
Membro associado, Associação Software Livre

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base.

Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V Imagem.
Holmes
Fundador

Artigos: 29
Agradeceu: 16 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.09
Ambiente: XFCE

Mensagempor Freax » 04 Dez 2012, 18:07  •  MS 3

Filipe como disse o Holmes as universidades são livres e em meus contatos recentes com essas instituições, notei que em algumas situações é clara a predominância (vamos colocar assim) de poucas ou uma só opinião, parece que em alguns setores vale a opinião / vontade de uma pessoa só!. Sendo órgãos Federais deveriam dar o exemplo e não usar esses software pirata, eu mesmo em todas escolas que estudei particulares ou municipais encontrei esse problema, o que você pode fazer agora é denunciar pois a fiscalização aumentou muito de uma lida na matéria que deixarei no final desse post, quanto a usar Chakra acho muito dificil pois se essas instituições fossem obrigadas a usar linux certamente iriam optar por algo mais abrangente de suporte mais fácil no caso Debian e seus derivados.

Matéria aqui.
Chakra Linux - Benz - KDE 4.10.1 - kernel 3.7.6-1-CHAKRA
Canal IRC Freenode Chakra Brasil
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V
Chakra no Facebook | Chakra no Twitter
Freax
Administrador

Artigos: 5
Distro utilizada: Chakra Benz
Versão: 2013.02

Mensagempor filipedonato » 04 Dez 2012, 22:07  •  MS 4

Já fiz minha parte, obrigado pelo link.
Bem espero que todos os softwares lá sejam originais. Pq se não... RSRSRSSRSRSSS!
filipedonato
Simpatizante

Mensagempor rcampos » 03 Jan 2017, 12:18  •  MS 5

Olá, desculpem, se estou "ressuscitando" um tópico antigo.
No entanto, ao meu ver, não tem obrigação de manter, porém, como são públicas as Universidade Federais, deveria focar em aprimorar as habilidades e não em treinamento em uso de uma ferramenta específica em si, como é feito em todas as instituições técnicas de educação.
Antes, não tinhamos, ferramentas de desenvolvimento e produlção livre, dependíamos de ferramentas de empresas, ou seja, proprietárias, depois de longos anos, isso foi mudando, há muitas boas ferramentas de desenvolvimento e produção competindo com as existentes.
A minha indagação, é a posiblidade de melhorar essas ferramentas, pois, podem ser vistas, estudadas e melhoradas, mas, não vejo, notícias disso ocorrendo nas Univerdade Federais, não vejo, ferramentas sendo aprimoradas, mas, apenas vejo, pessoas sendo treinadas em trabalhar com ferramentas específicas,ferramentas importadas, e provavelmente, o que será produzido boa parte não ficará no Brasil. Onde fica a soberania, nesse aspecto?
As Universidade Federais, deveriam, sim, aceitar as ferramentas proprietárias, quando, não existisse outra ferramenta similar com qualidade. Nesse ponto, concordo com o uso.
As Universidades deveriam, estimular, fomentar, o uso das ferramentas livres, para estimular o desenvolvimento dos programas, estudando o seu código, refazer o seu código, manter o bom funcionamento, com isso, as empresas poderão observar que vale a pena utilizar, e não "obrigar" o uso dos proprietários, sob alegação que é o mercado que dita. Essa frase não é a causa, e sim uma consequência, Se o mercado é dominado pelo SP, então o mercado dirá isso; agora, se o SL mostrar sua capacidade e potencial, o cenário muda.
rcampos
Curioso

Distro utilizada: chakra
Versão: benz
Ambiente: kde